Depois do 11 de Setembro, Islã e terrorismo transformaram-se quase em sinônimos na mídia internacional – uma distorção que vem sendo reproduzida em inúmeros livros e artigos publicados após o atentado. À diferença dessa bibliografia repetitiva, Sobre o Islã é um livro inovador, escrito com seriedade e responsabilidade, um texto fundamental para compreender, como propõe diretamente seu subtítulo, a afinidade entre muçulmanos, judeus e cristãos e as origens do terrorismo.
Jornalista e sociólogo, Ali Kamel reafirma aqui a disposição de discutir, com rigor e independência intelectual, um tema tão espinhoso quanto o preconceito racial, abordado em seu livro anterior, Não somos racistas, publicado em 2006 pela Nova Fronteira.Se a nota dominante daquele era a polêmica, em Sobre o Islã prevalece a exposição, clara e didática, dos movimentos históricos de fundação da cultura islâmica.
A história pessoal do autor – Kamel é filho de um sírio muçulmano e uma baiana católica, casado com uma judia – é, também, decisiva na construção de um ponto de vista mais abrangente, explicitado numa linguagem simples, com o domínio que um profissional do texto possui.